Alunos plantando sonhos na Floresta dos Estudantes

Data: 06/11/2018 18:00

Acompanhados ao Hospital Veterinário Escola pela professora do Programa Comunnity, Isabella Monteiro, antes do plantio conheceram as instalações do Hospital Veterinário Escola, e também um pouco mais sobre o projeto Água do Rio das Flores através do técnico ambiental Rynaldo Santos.

Satisfeitos por contribuírem com o replantio da nascente do Rio das Flores, os alunos afirmaram que esta experiência será levada não apenas durante a vida acadêmica, mas também em sua construção humana e profissional.

Nesta terça-feira (06), alunos do primeiro período do curso de Medicina tiveram uma experiência diferente das salas de aula: foram à Floresta dos Estudantes plantar sua primeira árvore. Este momento foi, literalmente, resultado de uma semente posta no tubete no primeiro dia de aula, 30 de julho de 2018, durante o evento de acolhimento. A ação faz parte do Projeto Floresta dos Estudantes, com objetivo de oferecer um acolhimento especial e promover a consciência ambiental de nossos alunos.

Floresta dos Estudantes:

Englobado no Programa de Acolhimento do Aluno Ingressante (PAAI), fundamental auxiliar a inserção do aluno na fase acadêmica, a Floresta dos Estudantes visa contribuir para que o aluno desenvolva o senso de responsabilidade em relação ao planeta, mas também proporcionar uma analogia do germinar da semente com o seu desenvolvimento na vida acadêmica, onde cada nova etapa é de suma importância para o seu crescimento pessoal e profissional e uma grande superação.

Os alunos ingressantes passam a compor a Floresta dos Estudantes desde o seu primeiro dia de aula. Nas boas vindas aos alunos, eles recebem uma semente de árvores nativas para serem plantadas, inicialmente, no tubete. É aguardado um período de, aproximadamente, 45 dias para germinação desta semente, quando então ela será alocada em um recipiente apropriado para se desenvolver como muda.  A muda será plantada na Floresta dos Estudantes pelos próprios alunos até um ano e meio após o plantio da semente.

O PAAI foi agregado no primeiro semestre letivo de 2017 e, a cada início letivo é uma nova etapa, portanto, um momento de intensas descobertas e transformações, em que se abre um amplo leque de oportunidades de conhecimentos.