CESVA/FAA conquista mais uma referência nacional

Data: 09/04/2018 08:00

Junto ao Município, é o primeiro Centro de Ensino do país a formalizar a implantação do COAPES

Mais uma vez o CESVA/FAA está em primeiro lugar no país! O bairro Spalla II ganhou uma Unidade Básica de Saúde – UBS – inaugurada na última sexta-feira (06). O evento contou com a participação de representantes do Centro de Ensino Superior de Valença, Diretores do Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi e do Município, que celebraram a parceria através do programa federal COAPES, com o objetivo de garantir aos acadêmicos da área da saúde uma atuação supervisionada na rede pública de saúde. O CESVA/FAA é pioneiro a formalizar a implantação do programa federal “Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde”.Esta unidade é mais um diferencial do melhor Centro de Ensino Superior do país, que conquista mais um espaço onde oferecerá a seus acadêmicos um instrumento para o aprimoramento da formação profissional. A parceria existe desde outubro de 2017.  “Eu não tenho dúvida que foi um avanço muito grande para a Atenção Primária deste município”, comemorou o diretor acadêmico do CESVA/FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto, agradecendo o apoio do Município. Ele contou que, desde 2013, quando lançou a possibilidade de estabelecer o COAPES com a Prefeitura Municipal o CESVA/FAA havia sinalizado a intenção de formalizar tal parceria. “Foi muito tempo de trabalho”, destaca.

COAPES

O COAPES possui regras, contrapartidas e demais compromissos pactuados entre as instituições de ensino e os gestores municipais e estaduais do SUS. Essa formalização dará mais garantia para que os estudantes da área da saúde possam atuar de forma supervisionada na rede pública de saúde, especialmente nas unidades básicas de saúde (UBS). O Contrato Organizativo é uma das inovações presentes no Programa Mais Médicos, que tem no eixo educacional como ponto crucial.

“É um novo modelo de gestão e um novo implemento na parte técnica, onde é feita a capacitação da equipe e uma série de fatores que vem a incrementar e ofertar uma Atenção Primária diferenciada para os valencianos”, explica o diretor acadêmico do CESVA/FAA que o contrato organizativo é fundamental para a instituição, possibilitando um cenário de prática que hoje é uma das indicações do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, através do Programa Mais Médicos e das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina, onde grande parte da formação do médico hoje é focada na Atenção Primária. “É bom para nossa Instituição, nossos alunos, nossos futuros profissionais e, sobretudo, para o município, onde atenderemos melhor à população”.

O objetivo da cogestão em saúde entre o CESVA/FAA e o Município é priorizar a Atenção Primária à Saúde, dando à instituição de ensino uma parcela desta responsabilidade, que visa construir um novo modelo de Atenção Primária em Valença, com médicos atuando 40 horas semanais e profissionais da saúde trabalhando em tempo integral nas unidades, abertas de segunda a sexta-feira.

“Neste cenário de mudança, nós mudamos primeiro. Fomos o primeiro curso de Medicina do país a celebrar o COAPES com o município”, ressalta o diretor acadêmico.