Integração através da 16ª SEMAVET

Data: 25/10/2018 13:10

Ligas Acadêmicas promovem mais um momento para troca de conhecimentos

Está rolando a 16ª edição da SEMAVET – Semana Acadêmica da Faculdade de Medicina Veterinária do CESVA/FAA. O evento acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, no Hospital Veterinário Escola – HVE – e conta com 22 palestras, minicurso, mostra científica, stand com expositores e sorteio de brindes.

O evento visa esclarecer aos acadêmicos sobre importantes assuntos, relacionados às Ligas Acadêmicas. Com mais de 300 alunos, além de um público externo, a cada ano a SEMAVET é aguardada pelos acadêmicos, como um momento de troca de conhecimentos e integração. E este ano teve um número ainda maior de participantes.

No primeiro dia, contou com quatro palestras: “Abordagem e práticas integrativas nos pacientes com dor oncológica e cuidados paliativos”, pela LADOR com Camila Watanabe; “Anestesia em cesariana de cadelas”, com Vitor Petrillo; Omar Figueira e Vander dos Santos falaram sobre “Epidemiologia: notificações de enfermidades e agravos” através da LASU; “Bubalinocultura de corte: produtividade e rusticidade”,foi palestrada por José Claret Campos.  À tarde foi a vez da LAME falar sobre “Biotecnologia da reprodução de equinos”, Marcus Ferreira; “Dermatólogo precisa saber oncologia?”, com Thiago Costa.

Dia 24 (quarta-feira), os alunos receberam Maria Carmela Kasnowski, que falou sobre “Microbiologia na indústria de produtos de origem animal”; Marco Cortez abordou “Atualidades na inspeção de leite”; “Acupuntura em Pets Silvestres”, foi palestrado pela LAPAAS por Giulia Coelho; a LACCA recebeu Gabriel Dutra para falar sobre “Transferência de oócitosem equinos”; À tarde foi a vez de Nathália Leão falar sobre “Síndrome de Pandora: a face psicológica das doenças felinas”; “Ozonioterapia e seus benefícios na saúde animal” foi o tema de Nathalia Breder Barreto; Pela LAAP, Raquel Serapião palestrou “Criopreservação de embriões produzidos in vitro em bovinos” e Marcelo Maia abordou, também pela Liga, “Criopreservação de sêmen em peixes e anfíbios”.

Na quinta-feira (25) a LAMHI abordou pela manhã “Nutrição funcional oncológica”, com Carolina Sant’Anna Rezende, e também “Relação da coluna e biomecânica na melhora de performance do cavalo atleta”, com Ana Stela Fonseca; Gustavo Silveira palestrou sobre “Etograma: uma importante ferramenta para diagnóstico comportamental em felinos silvestres mantidos em cativeiro”; “Nutrição de precisão frente aos novos desafios econômicos” contará com Marcos Fábio. A LAPA recebe no período da tarde Ceci Ribeiro Leite e Tábata Maués, para falar sobre “Perspectivas da anestesia veterinária em Pequenos animais” e “Cirurgia reconstrutiva na Oncologia Veterinária”, respectivamente; Phillipe Bauer ministra pela LAAP “Mitos e verdades sobre a ruminotomia em bovinos”; Ceci Ribeiro Leite finaliza a SEMAVET com “Manejo de dor em equinos” pela LADOR.