Oficina Afetividade na Escola
30 de maio de 2017

Postado em 02/06/2017 09:46

No dia 23 de maio aconteceu a oficina Afetividade na Escola, oferecida pela professora Marilane Confort, do curso de Pedagogia. O evento contou com dinâmicas divertidas e instrutivas, além de um ótimo embasamento teórico para o aprimoramento do olhar sobre as relações afetivas entre alunos e professores. Pela ótica pedagógica, utilizando uma linguagem clara e objetiva, foram expostos tópicos importantes sobre afetividade, emoções, expressividade e, também, como apurar os olhares do educador para que este possa identificar e buscar solucionar problemas, tanto nas metodologias de ensino utilizadas quanto na aprendizagem dos alunos. Com base nos estudos de grandes teóricos como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon, Howard Gardner e outros, foi possível compreender mais sobre a importância que a afetividade positiva exerce nas relações sociais dentro da escola.

Segundo a Diretora Mônica Teixeira, a partir destes conhecimentos, professores e profissionais da educação podem contribuir, junto a toda comunidade escolar, para que o processo educacional aconteça dentro de parâmetros mais humanizados, reforçando laços de amizade, respeito e companheirismo, cuja importância é vista como crucial para que a aprendizagem seja, de fato, significativa.